
Articulação Curricular
Articulação Curricular
Este espaço é dedicado ao domínio de articulação curricular e à mostra dos produtos finais que vão surgindo nas diferentes turmas do nosso agrupamento, em articulação com a nossa biblioteca escolar.
Dia da Alimentação
1º Ciclo
Desenvolver a articulação curricular através de pequenos projetos
interdisciplinares que nascem das histórias contadas; contribuir para a
melhoria das aprendizagens.
Dia Mundial da Alimentação é comemorado a 16 de outubro, e teve início em 1981. É atualmente celebrado em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.
Exemplos de trabalhos realizados pelos alunos do 1º ciclo partindo da história trabalhada na Hora do Conto "A árvore dos rebuçados"
A Maior Flor do Mundo
O Nobel da Literatura português nasceu a 16 de novembro de 1922 - e exatamente um ano antes, e durante (pelo menos) um ano inteiro, o seu centenário será assinalado com um programa vastíssimo, diversificado e em vários países, com natural destaque para Portugal, Espanha e Brasil. A organização dessas comemorações tem no centro, como é natural, a Fundação José Saramago, e tem como comissário Carlos Reis, especialista na sua obra.
Direitos Humanos
10 dezembro 2021
Todo o ser Humano tem o direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e à sua família saúde, bem-estar, inclusive a alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais e indispensáveis e direito à segurança em caso de desemprego, doença invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.
Trabalhos realizados pelos alunos do 8º A e 8º B da Escola Básica Miradouro de Alfazina
Uma Viagem ao tempo dos Castelos
4º A Escola Básica Miradouro de Alfazina
Este livro conta-nos a história de dois irmãos, a Ana e o João, que foram passar férias à quinta da tia Júlia, na serra do Marão. A tia Júlia não os deixava sair da quinta, pois, lá para as bandas do castelo, havia luzes e ouviam-se uivos à noite. As pessoas achavam que lá havia um lobisomem. Então o João e a Ana começaram a ter um comportamento exemplar, para que a tia os autorizasse a fazer um piquenique junto ao rio, mas em vez disso irem conhecer o castelo.
O plano dos irmãos correu como pretendiam e, um dia, a tia Júlia autorizou-os a sair... Foram, então, até ao castelo, onde encontraram um velho sorridente chamado Orlando, que era o dono do castelo. Orlando convidou-os a visitar o castelo e eles aceitaram. Em conversa com Orlando, os irmãos aperceberam-se que ele era o lobisomem de que toda a gente falava, mas, na verdade, ele era apenas um cientista. Ele falou-lhes do projeto em que estava a trabalhar, tratava-se de uma máquina do tempo e levou-os à sua cave para lhes amostrar a máquina... Passou os dedos numa aresta de uma pedra e empurrou-a e a parede começou a deslizar. Orlando disse-lhes que, se recuassem no tempo até ao século XII, iriam encontrar, naquele mesmo castelo, o destemido e imponente cavaleiro Argemiro, o Negro. De imediato, João disse que queria conhecer esse cavaleiro e viajar até ao século XII.
Trabalho realizado pelos alunos do 4º A da Escola Básica Miradouro de Alfazina da professora Elisabete Amado baseado na leitura do livro de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.
Semana da Francofonia
7º A e 7º B
A Francofonia é antes de mais um grupo de mulheres e de homens que partilham uma língua comum, o francês. Estima-se que existam mais de 300 milhões de falantes nos cinco continentes.
Em segundo lugar, é um mecanismo institucional dedicado desde 1970 à promoção da língua francesa e à implementação da cooperação política, educativa, económica e cultural nos 88 Estados e governos da Organisation internationale de la Francophonie (OIF) [Organização Internacional da Francofonia].
Assim, para celebrar esta semana especial para a língua Francesa, os alunos do 7º A e 7º B do Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina dinamizaram algumas atividades, quer em contexto de sala de aula, quer nos espaços escolares, tais como a Biblioteca, onde se encontra uma exposição alusiva ao tema.

Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março. A data recorda as conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutam pelos seus direitos e contra o preconceito.
Em 1910, a criação de um dias das mulheres foi proposta por Clara Zetkin, uma feminista alemã, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas.
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
Dia do Pi
A letra grega Pi é uma famosa constante matemática lembrada todo dia 14 de março desde 1988, há 30 anos. A data foi escolhida porque, geralmente, o valor atribuído ao Pi é 3,14. Em países de língua inglesa o mês vem antes do dia, ou seja, 3/14. Em outros locais, como no Brasil, o padrão é o dia primeiro: 14/03
O valor do Pi é obtido a partir da divisão do comprimento de uma circunferência pela medida do diâmetro dela, a reta que liga um ponto a outro passando pelo centro obrigatoriamente.
Como forma de comemorar este dia os alunos do 6º C realizaram trabalho alusivos ao tema que foram expostos no átrio da escola.
Dia do Pai
O Dia do Pai em Portugal é comemorado no dia 19 de março. Celebra-se no dia de São José, santo popular da igreja católica, marido de Santa Maria e pai terreno de Jesus Cristo.
A celebração da data varia de país para país. Além de Portugal, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de março países como a Espanha, a Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.
Origem do Dia do Pai
Existem duas histórias sobre a origem do Dia do Pai.
Em uma delas a origem da data é atribuída à americana Sonora Luise, filha de um militar que resolveu criar o Dia do Pai motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart.
A celebração foi ficando conhecida nos Estados Unidos e, em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pai.
No entanto, a homenagem de um filho ao seu pai na Babilónia também pode ter dado origem ao Dia dos Pai. Isso aconteceu em 2000 a.C. quando um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu uma mensagem numa placa de argila, em que desejava saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.
Para assinalar esta data, os alunos do Agrupamento realizaram trabalhos que foram expostos no átrio da escola.
De três frases iniciais propostas pelos alunos foi feita uma eleição entre toda a comunidade escolar, alunos, professores, auxiliares, pais, avós, etc, sobre qual a frase que melhor definia a palavra pai.
A frase vencedora foi exposta juntamente com outros trabalhos realizados pelos alunos.
Dia Mundial da água
O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março.
A data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.
A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.
As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e colocam em risco os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.
Origem da data
A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992.
Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade.
Como forma de assinalar o dia a turma do 5º B realizou trabalhos alusivos que foram expostos no átrio da escola.